Quem sou eu

Minha foto
Campinas, SP, Brazil
Meu nome é Vânia Raquel, sou casada, moro aqui em Campinas desde que nasci e sou apaixonada por diversos tipos de artesanatos. O artesanato faz parte de minha vida desde pequena, minha mãe sempre fez cursos de artesanato e eu sempre me interessei. Fui crescendo e aprendendo de verdade. Por muitos anos minha mãe pintou diversos tipos de Papai Noel em gesso, eu sempre dava uma mão depois que chegava do trabalho. Em 2007 minha mãe me convidou para fazermos um curso de biojoias que teria no SESI. No início eu não queria, sempre gostei de bijuteria ecológica, mas não estava disposta a fazer tal curso. Mas, minha mãe insistiu tanto que acabei indo com ela. ADOREI o curso e fiz o 2º módulo. Uma amiga viu meus colares e pediu para que fizesse um para ela. Pronto, aí foi o começo de tudo! Nem imaginava que iria fazer colares para vender quando iniciei o curso e hoje, depois de vários outros cursos, sou com muito orgulho uma Designer de Biojoias!! Hoje essa é a minha profissão de alma, mente e coração!!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Minha Matrioshkinha!!

                       Minha Matrioshka (+/- 17,5cm)!!!
Essa acabei de fazer!! O projeto é da Alessandra Mattos -  Delicale
                                   Compra através de encomenda.

Matrioshka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Matrioshkaboneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprioMatryona.
O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas na(s) sua(s) superfície(s)). O grau de sofisticação das matrioscas reside, de facto, na complexidade dos motivos pintados. Outra característica que diferencia as diversas peças são as figuras que encarnam: desde figuras femininas vestidas com trajes tradicionais campesinos, a personagens de contos de fadas, até aos antigos líderes da União Soviética.
A versão feminina é designada, por exemplo, na Sérvia, como бабушка (babuchka), que significa "avozinha", enquanto a versão masculina é designada como дедушка (dyeduchka), "avozinho".Conta-se que Sergei Maliutin, um pintor artesanal de Abramtsevo, viu uma série de bonecos de madeira representando os Shichi-fuku-jin, os Sete Deuses da Fortuna, encaixados de forma semelhante às bonecas atuais.

Um comentário:

  1. oi Vânia
    adorei essa matrioska... gostei do jeitinho que você fez!
    aproveito para te convidar para o sorteio no meu novo blog "pesquei na net", é um kit doce: cordão e pulseira de cupcake, chaveirinho de sorvete de morango, alfineteiro com alfinetes de cupcakes e mais umas coisinhas... se puder passa lá e participa...
    bjus
    Carmen

    ResponderExcluir