Quem sou eu

Minha foto
Campinas, SP, Brazil
Meu nome é Vânia Raquel, sou casada, moro aqui em Campinas desde que nasci e sou apaixonada por diversos tipos de artesanatos. O artesanato faz parte de minha vida desde pequena, minha mãe sempre fez cursos de artesanato e eu sempre me interessei. Fui crescendo e aprendendo de verdade. Por muitos anos minha mãe pintou diversos tipos de Papai Noel em gesso, eu sempre dava uma mão depois que chegava do trabalho. Em 2007 minha mãe me convidou para fazermos um curso de biojoias que teria no SESI. No início eu não queria, sempre gostei de bijuteria ecológica, mas não estava disposta a fazer tal curso. Mas, minha mãe insistiu tanto que acabei indo com ela. ADOREI o curso e fiz o 2º módulo. Uma amiga viu meus colares e pediu para que fizesse um para ela. Pronto, aí foi o começo de tudo! Nem imaginava que iria fazer colares para vender quando iniciei o curso e hoje, depois de vários outros cursos, sou com muito orgulho uma Designer de Biojoias!! Hoje essa é a minha profissão de alma, mente e coração!!!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Educação Ambiental

A formação ambiental de um cidadão responsável não se limita ao currículo formal de conhecimento de princípios científicos e de ecologia.
A Educação ambiental não trata somente do ambiente. Ela visa uma mudança no comportamento das pessoas e deve ser encarada como uma disciplina, pois seu desenvolvimento ocorre em todas as ciências e em todos os conteúdos, relacionando-os ao ser humano e sua vida.
Uma excelente oportunidade para formar participantes ativos é criar condições para uma atuação  direta no cultivo de plantas possibilitando o fazer para aprender e o aprender para fazer.  Este cultivo fornece oportunidades concretas  para  interagir com a natureza a nível pessoal e profissional. Ao cuidar de uma planta, desenvolvemos qualidades pessoais como responsabilidade individual, empatia com as coisas vivas, capacidade de cooperação com outros etc.
Cientistas e estudiosos observaram que estudantes que tiveram experiência pessoal de sucesso no cultivo de plantas passaram a ter uma atitude mais positiva diante à própria vida.
Nosso intuito com este curso é proporcionar aos participantes conhecimento sobre árvores, sua reprodução e os métodos e cuidados básicos para a coleta de sementes sempre respeitando a natureza.
Ao comprar peças elaboradas com produtos que envolvam algo da natureza  é imprescindível conhecer quem as produziu, assim estaremos ajudando a preservar nossas matas e nossas vidas.
Recolher sementes da natureza e transformá-las em arte, inspirando-se nas sementes das mais variadas espécies de árvores encontradas em solo brasileiro é hoje uma fonte alternativa de renda para muitos brasileiros.
A crescente utilização de sementes na confecção de peças artesanais tem sido responsável pela popularização de materiais naturais.  Porém, alguns cuidados devem ser tomados ao trabalhar com sementes. É importante com a ajuda de biólogos, conhecer as sementes utilizadas e evitar a utilização de materiais inadequados, com substâncias venenosas ou com alta concentração de pigmentação.
Algumas sementes podem manchar tecidos, por isso é muito importante conhecer bem a espécie antes de trabalhar com elas.
A cada ano crescem as vendas nos tradicionais centros de artesanato e feiras. São turistas que levam um pouco da história e cultura do povo brasileiro para os seus respectivos estados ou países de origem.
Com sementes variadas e específicas de diversas regiões do Brasil são produzidos colares, pulseiras, brincos, anéis, chaveiros, porta-guardanapos, cintos, alças para bolsas e etc.  
*Texto retirado da apostila do SESI / SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário