Quem sou eu

Minha foto
Campinas, SP, Brazil
Meu nome é Vânia Raquel, sou casada, moro aqui em Campinas desde que nasci e sou apaixonada por diversos tipos de artesanatos. O artesanato faz parte de minha vida desde pequena, minha mãe sempre fez cursos de artesanato e eu sempre me interessei. Fui crescendo e aprendendo de verdade. Por muitos anos minha mãe pintou diversos tipos de Papai Noel em gesso, eu sempre dava uma mão depois que chegava do trabalho. Em 2007 minha mãe me convidou para fazermos um curso de biojoias que teria no SESI. No início eu não queria, sempre gostei de bijuteria ecológica, mas não estava disposta a fazer tal curso. Mas, minha mãe insistiu tanto que acabei indo com ela. ADOREI o curso e fiz o 2º módulo. Uma amiga viu meus colares e pediu para que fizesse um para ela. Pronto, aí foi o começo de tudo! Nem imaginava que iria fazer colares para vender quando iniciei o curso e hoje, depois de vários outros cursos, sou com muito orgulho uma Designer de Biojoias!! Hoje essa é a minha profissão de alma, mente e coração!!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dica para o Artesão - Walkíria Klimeika

DICA PARA ARTESÃO
O artesanato recebe várias definições, mas ninguém nega sua importância no cenário econômico. Seja na versão tradicional através de referências culturais ou sob o aspecto moderno com a utilização de formas e moldes, o fato é que ele gera emprego, renda e bons negócios.
Para ter sucesso em seu trabalho, o artesão deve ter cuidado especial no acabamento final da peça e com a embalagem, que é parte fundamental. Uma bela embalagem muda o visual do produto, tornando-o mais atrativo - em casas especializadas encontram-se sacos e caixas a preços acessíveis.
Atendimento, vestimenta, higiene, limpeza e organização dos produtos também são fatores importantes, principalmente para as pessoas que montam barracas em feiras. Faça propaganda de seus produtos através de cartões de visita, internet (blog e/ou site), jornais, lojas virtuais, entre outros.
Procure assistir programas de TV que apresentem matérias artesanais do tipo “Faça Você mesmo”.
Visite feiras e exposições dos grandes fabricantes para conhecer novos produtos, técnicas, coleções e tendências. Cursos, para aperfeiçoamento também são importantes.
Procure informações e conhecimentos no SEBRAE, SUTACO, SESI, SESC, SENAC, SENAT Prefeituras (através dos departamentos de cultura, turismo ou ação social que tem programas de inclusão produtiva), entidades sociais, igrejas e lojas de artesanato. Na hora da compra uma boa dica é juntar-se com mais pessoas que utilizam um mesmo produto e adquirir em quantidade maior, enfim quem compra mais pode obter maiores descontos dos lojistas.
Para quem fabrica comida artesanal e sabonetes é preciso estar atento as leis de vigilância sanitária e o código do consumidor.
Para o meio ambiente (árvores, raízes, sementes, queima de produtos) procure orientações no IBAMA.
Vale lembrar ainda que os produtos, mesmo artesanais, precisam apresentar informações técnicas, isto é, material utilizado para a confecção da peça; principalmente quando o produto for para exportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário